Palestrantes
PALESTRAS PRINCIPAIS
Humberto Varum, FEUP, Portugal

TÍTULO DA PALESTRA: “Segurança sísmica de edifícios de concreto armado: Lições de terremotos recentes, normas e estudos de caso.”
Humberto Varum é atualmente professor titular no Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), Portugal. Anteriormente, foi professor associado no Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro, Portugal, onde lecionou de 1997 a 2014. Desde outubro de 2010, é Professor Honorário no Departamento de Engenharia Civil, Ambiental e Geomática, University College of London (UCL), Londres, Reino Unido. Em 2012, foi professor do Mestrado em “Avaliação, Controle e Redução do Risco Sísmico Ambiental”, na Universidade de Roma “La Sapienza”, Roma, Itália. Desde julho de 2016, é Professor Visitante na Faculdade de Engenharia Civil, Universidade de Fuzhou, Fujian, China.
É diretor do programa de doutorado em Engenharia Civil da FEUP. É doutor em Engenharia Civil pela Universidade de Aveiro. Anteriormente, ele concluiu um mestrado em Estruturas de Engenharia Civil e uma graduação em Engenharia Civil, ambos pela Universidade do Porto, Portugal. Ele foi bolsista e agente temporário no laboratório ELSA, Joint Research Centre, Comissão Europeia, Itália, por três anos, onde desenvolveu pesquisas sobre avaliação de terremotos e reabilitação de estruturas existentes. Ele tem experiência de trabalho tanto em pesquisa quanto na indústria, tendo trabalhado em nível internacional em projeto estrutural e retrofit. Ele foi Especialista Nacional Destacado para a Comissão Europeia no período de julho de 2009 a agosto de 2010, no Joint Research Centre. Ele é Membro Integrado e Vice-Coordenador da unidade de pesquisa CONSTRUCT: Instituto de P&D em Estruturas e Construção. Desde maio de 2015, é membro do corpo diretivo do Instituto de Construção da Universidade do Porto, e Presidente desde maio de 2019.
É Membro do Comité Nacional do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS), desde 2009, e Membro Especialista do Comité Científico Internacional do Património Arquitetónico de Terra (ISCEAH) do ICOMOS. É Membro da Rede Ibero-Americana PROTERRA, desde 2012. Membro da Equipa de Projeto 2 para o desenvolvimento da 2.ª geração de Eurocódigos EN (SC8.T2 – secções dependentes de material da EN 1998-1). Membro do Comité Técnico TC 274-TCE “Ensaios e caracterização de materiais e elementos de construção de base terrestre” (RILEM). Membro do Sísmico; grupo de ação do TG10.1 da fib, para o desenvolvimento do Código Modelo 2020. Membro do Grupo de Trabalho 7 do IABSE ‘Estruturas Resistentes a Terremotos’ (Grupo de Trabalho 1.1). É delegado nacional da CICOP Net Confederation, desde 2012. É membro da Academia Mexicana de Engenharia, desde 2018. Desde junho de 2019, é Pesquisador Externo do Grupo de Gestión de Riesgos de Desastres en Infraestructura Social y Vivienda de Bajo Costo (GERDIS), Pontificia Universidad Católica del Perú (PUCP), Lima, Peru. Ele é membro do International Scientific Board (ISB) do AdMaS (Advanced Materials, Structures and Technologies) Centre, da Faculdade de Engenharia Civil, Universidade de Tecnologia de Brno, República Tcheca, desde 2013.
Ele participou de missões de reconhecimento de campo pós-terremoto, em particular para L’Aquila (Itália, 2009), Lorca (Espanha, 2011), Emilia-Romagna (Itália, 2012), Gorkha (Nepal, 2015) e Puebla (México, 2017). Sua experiência em pesquisa combina testes de terremotos em larga escala e modelagem analítica não linear de sistemas estruturais. Em seu ensino, ele se especializou em comportamento estrutural, dinâmica de estruturas, resistência de materiais e conservação de estruturas. Seus principais interesses de pesquisa incluem: avaliação, reforço e reparo de estruturas; monitoramento de saúde estrutural; testes e modelagem estruturais; engenharia de terremotos; reabilitação de construção de terra e reforço sísmico. Ele coordenou e participou de vários projetos de pesquisa nacionais e internacionais. Ele supervisionou estudos de mestrado e doutorado na área de caracterização estrutural e retrofitting sísmico de estruturas. Ele foi coautor de mais de 500 publicações em revistas científicas internacionais revisadas por pares, livros e anais de conferências, nas áreas de engenharia sísmica, avaliação e reforço de estruturas e retrofitting de construções de terra. Ele fala fluentemente português (língua materna), espanhol, inglês e italiano e tem um bom domínio do francês.
Ana Mafalda Matos, FEUP, Portugal

TÍTULO DA PALESTRA: “Materiais à base de cimento defendem a construção digital e industrial”
Ana Mafalda Matos é Engenheira Civil, com mestrado em Materiais e doutorado em Estruturas, ambos pela Universidade do Porto (Portugal). É Investigadora no Departamento de Engenharia Civil da FEUP e Membro Integrado do Instituto de I&D em Estruturas e Construção. Leciona cursos de Materiais de Construção e Projetos Capstone para a Licenciatura em Engenharia Civil. Os seus interesses de investigação incluem o desenvolvimento e caracterização de novos materiais cimentícios (concretos ecoeficientes e compósitos cimentícios reforçados com fibras de alto e ultra-alto desempenho, betão digital), planeamento fatorial experimental, modelação do comportamento dos materiais, ensaios não destrutivos e durabilidade do betão. Recebeu 4 prémios ou distinções relacionados com as suas áreas de investigação. É orientadora de 2 teses de doutoramento, autora de 30 publicações em revistas internacionais com revisão por pares e mais de 20 artigos em conferências.
Participou ativamente em 4 projetos de P&D relacionados a materiais à base de cimento. Atualmente, é pesquisadora principal do projeto “NEXT GENERATION OF DIGITAL “CONCRETE”: Performance Mix Design and Assessment of Sustainable and circular cementitious composites” em cooperação com o Massachusetts Institute of Technology (MIT). É membro do RILEM TC dos comitês: PFC – Requisitos de desempenho e testes de materiais à base de cimento para impressão fresca; DCS – Ciência do concreto orientada por dados; UMW: Upcycling powder mineral “waste” into cement matrixes, cofinanciadora do GPBE-YMG (fib young members mirror group em Portugal) e membro do comitê organizador do “Betao Estrutural 2024
Tiago Miguel Ferreira, IST, Universidade de Lisboa, Portugal

TÍTULO DA PALESTRA: “Inovar em soluções digitais para avaliação de vulnerabilidade urbana e mitigação de riscos”
Grazia Tucci, UniFl, Italy

TÍTULO DA PALESTRA: “Preservando Nosso Passado, Protegendo Nosso Futuro: Documentação Digital para o Patrimônio Cultural no contexto das Mudanças Climáticas e Riscos Naturais e Antropogênicos.”
Grazia Tucci, PhD em Ciências Geodésicas e Topográficas, é arquiteta e Professora Associada de Topografia e Cartografia na Universidade de Florença. Na universidade, ela leciona cursos em Engenharia Civil, Construção e Ambiental (DICEA), bem como em Arquitetura.
Na Universidade de Florença, ela fundou e lidera o Laboratório de Geomática para o Meio Ambiente e Conservação do Patrimônio Cultural – GECO, onde lidera atividades focadas na documentação, conservação e valorização do meio ambiente e do patrimônio cultural por meio de tecnologias inovadoras.
Além disso, ela atua como coordenadora do Spoke 7, intitulado “Proteção e conservação do Patrimônio Cultural contra mudanças climáticas, riscos naturais e antrópicos”, dentro da iniciativa Extended Partnership 5 CHANGES – Cultural Heritage Active Innovation for Next-Gen Sustainable Society, financiada pelo PNRR, representando a Universidade de Florença como líder do spoke.
Desde 2022, ela está no conselho do Doutorado Nacional em Ciência do Patrimônio (PhD-HS.it), sob os auspícios da Universidade Sapienza de Roma, onde supervisiona o Currículo 1: Materiais e metodologias avançadas para a salvaguarda do patrimônio cultural, facilitando transições ecológicas e digitais para mitigar riscos antrópicos e naturais.
Ela ocupa o cargo de Vice-Presidente (2024-2027) do Comitê Internacional CIPA-HD e atua como Membro do Conselho do ICOMOS ITÁLIA (2023-2025). Ela copreside o Grupo de Trabalho 11, “WG IV/11: Visualização do Patrimônio Cultural e Restauração Virtual” (Comissão Técnica 4), dentro da ISPRS (Sociedade Internacional de Fotogrametria e Sensoriamento Remoto). Ela também é fundadora e presidente da Conferência Internacional GEORES.
Ela participa ativamente de comitês científicos e atua nos conselhos editoriais de várias séries e periódicos. Ela também contribui como revisora para periódicos italianos e internacionais, sendo autora de mais de 250 publicações acadêmicas.
Valentino Sangiornio, University of Chieti and Pescara, Italy

TÍTULO DA PALESTRA: ” Avaliação de múltiplos riscos e reparo de construção na era digital “
Valentino Sangiorgio é professor assistente (titular) em Engenharia de Construção na Universidade de Chieti e Pescara, diretor do Laboratório de Fabricação Digital (Departamento INGEO, https://www.ingeo.unich.it/pagina-laboratorio-1863) e presidente da Associação FabLab Bitonto (FabLab Poliba, https://www.fablabpoliba.org).
Ele possui um PhD cum laude em Risco e Desenvolvimento Ambiental, Territorial e de Construção. Sua pesquisa aborda o desafio da transformação digital no setor de construção, com foco em análise de múltiplos riscos e tecnologias emergentes para construção e reparo. Neste contexto, ele participou de mais de 10 projetos de pesquisa europeus e nacionais, incluindo 3 como Pesquisador Principal.
O perfil acadêmico do Prof. Valentino Sangiorgio é diferenciado por um alto nível de atividade internacional. Ele passou mais de dois anos como pesquisador na Universitat Politècnica de València (Espanha) e na Universidade do Porto (Portugal). Ele foi selecionado por meio de processos competitivos para atuar como professor visitante na University College London (Reino Unido) e na Pontificia Universidad Católica del Perú (Lima, Peru), onde lecionou cursos de mestrado e doutorado. O Prof. Sangiorgio aprimorou sua rede de pesquisa internacional atuando como membro do Comitê Científico ou Presidente do Programa em 10 conferências internacionais e atualmente é Presidente Geral das Conferências VIPERC2024 e VIPERC2025. Até o momento, ele publicou 63 artigos de pesquisa na área em colaboração com universidades internacionais, como a Universitat Politècnica de València (Espanha), Universidade do Porto (Portugal), Universidade de Brasília (Brasil), University of New South Wales (Austrália) e University of Pittsburgh (Pensilvânia). Em termos de responsabilidades de ensino, ele coordena um programa de mestrado de pós-graduação em BIM e leciona cinco cursos anualmente em todos os níveis (bacharelado, mestrado e doutorado) focados em tecnologias de construção tradicionais e digitais ou reparo de edifícios. Ele participa do Conselho de Professores do Programa de Doutorado na Universidade de Chieti-Pescara, representando a área de tecnologias de construção de edifícios.
Além disso, ele atua como promotor e diretor do Laboratório de Fabricação Digital dentro do departamento INGEO (UdA). O laboratório é dedicado a promover projetos de pesquisa de ponta, promover metodologias de ensino inovadoras e impulsionar iniciativas de transferência de tecnologia. Nessa função, ele gerencia uma equipe de pesquisadores de pós-doutorado, bolsistas de pesquisa e alunos de doutorado, supervisionando suas atividades de pesquisa e projetos colaborativos.
Para atividades de transferência de tecnologia, o Prof. Sangiorgio está envolvido na gestão do Laboratório Universitário “FabLab Poliba” no Politécnico de Bari por meio de sua função como membro associado e presidente da associação sem fins lucrativos “FabLab Bitonto”, que administra o hub. Além disso, ele desenvolveu fortes colaborações com empresas nacionais e internacionais, como ANSYS Inc., ASDEA S.r.l., COMEC S.r.l. e HTL.tech, envolvendo-se em projetos contínuos de desenvolvimento tecnológico.
Bruno Briseghella, Fuzhou University, China

TÍTULO DA PALESTRA: “Avanço na avaliação de desempenho e reabilitação de pontes de concreto envelhecidas”.
O Dr. Bruno Briseghella é um distinto professor da Faculdade de Engenharia Civil da Universidade de Fuzhou (Fuzhou, China), onde atuou como reitor de 2015 a 2024. Ele é membro da Academia Europeia de Ciências (EURASC) e diretor fundador de duas plataformas de pesquisa influentes: a Plataforma Nacional “Joint International Research Center of Bridge Technology Innovation and Risk Mitigation”, apoiada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia da China (MOST), e o “Sustainable and Innovative Engineering Research Center”. Sob sua liderança, a Faculdade de Engenharia Civil foi selecionada como parte da prestigiosa “Rede de Centros Internacionais de Educação” apoiada pelo MOST e pelo Ministério da Educação (MOE).
O Dr. Briseghella obteve seus títulos de bacharel e mestrado pela Universidade de Pádua (Itália) e doutorado pela Universidade de Trento (Itália). Sua pesquisa se concentra em design de infraestrutura sustentável e inovadora, engenharia de terremotos, isolamento sísmico, pontes de pilares integrais, durabilidade, monitoramento estrutural, retrofit de pontes e design de estruturas de aço e aço-concreto. Ele publicou mais de 300 artigos científicos em periódicos e conferências nacionais e internacionais e atuou como PI ou co-PI em vários programas de pesquisa financiados por instituições líderes.
O Dr. Briseghella é atualmente presidente da International Association for Jointless Bridges (desde 2022) e já presidiu a International Conference on Arch Bridges – Permanent Scientific Committee (2019–2023). Ele também é membro do IABSE (International Association for Bridge and Structural Engineering) Foundation Council, e-learning Board (presidente de 2011 a 2015) e membro principal do WC6 “Sustainability”. Suas contribuições se estendem a vários grupos técnicos, incluindo IABSE TG5.2 “Indicadores-chave de desempenho”, TG5.4 “Sistemas de gerenciamento de estruturas”, FIB Task Group 6.5 sobre “Pontes de concreto pré-moldado”. Além disso, ele é membro da EAEE (European Association for Earthquake Engineering) TG11 PT sobre “Projeto sísmico de pontes de pilares integrais”. O Dr. Briseghella foi amplamente reconhecido por suas contribuições à engenharia civil. Suas honrarias incluem: IABSE Best Young Engineer Paper Award (2002), 1000 Foreign Talent Plan Professor (2012), designação China National Experts (2012), Fujian Province Friendship Award (2013), China National Friendship Award (2013), 2017 International Educator in China Award (2018), Fujian Province International Science and Technology Cooperation Award (2023), International Science and Technology Cooperation Award da República Popular da China (2024), a maior honraria científica da China para cientistas estrangeiros. Ele também é cidadão honorário de Fuzhou (2014) e da província de Fujian (2019).
Além de suas realizações acadêmicas, o Dr. Briseghella impulsionou a inovação na engenharia civil e fomentou uma forte colaboração com a indústria. Ele esteve envolvido em vários projetos de infraestrutura de alto nível, incluindo: O projeto detalhado da nova passarela de arco de aço em Veneza (projetada por Santiago Calatrava), a Ponte de Aço San Donà em Veneza (ponte de arco de aço de 5×100 m), doze pontes de arco de aço em rede em Abu Dhabi (EAU), a ponte de encontro integral mais longa do mundo (Ponte Isola della Scala, Verona, Itália, 400 m), a ponte giratória mais longa do mundo (Ponte El Ferdan, Canal de Suez, Egito), a ponte suspensa mais longa da África (Ponte Suspensa Maputo–Katembe, 680 m), pontes de concreto pré-moldado em Riad, Arábia Saudita, mais de 50 pontes para a Rodovia Pedemontana na Itália, o telhado de aço de longo vão do Galatsi Sport Center (Olimpíadas de Atenas 2004), os portões de aço do sistema MOSE em Veneza, o Novo Confinamento Seguro para Chernobyl (Ucrânia), os portões móveis para o Canal do Panamá.
O Dr. Briseghella também esteve profundamente envolvido em projetos de reforma sísmica, incluindo aqueles para edifícios e pontes após grandes terremotos em L’Aquila (2009) e Modena (2013), Itália.
Esequiel Mesquita, UFC, Brazil

TÍTULO DA PALESTRA: “HBIM: Do escaneamento à produção de modelos digitais”.
Esequiel Mesquita é professor do Instituto de Arquitetura, Urbanismo e Design e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará (UFC). Ele é doutor em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e foi professor visitante no Institut National des Sciences Appliquées – Rouen (França, 2023) e, mais recentemente, na Universidade de Pisa.
Ele é o editor-chefe do Journal of Building Pathology and Rehabilitation (Springer) e editor convidado do Digital Applications in Archaeology and Cultural Heritage. Além disso, ele é um membro especialista do ICOMOS e RILEM e esteve envolvido em vários projetos nacionais e internacionais, promovendo fortes colaborações na América do Sul e na Europa.
Ele também atua como Coordenador do projeto Tecnologia e Inovação para o Patrimônio Cultural do Ceará, apoiado pela FUNCAP, que se concentra em pesquisas digitais, modelagem 3D para preservação e documentação e ferramentas HBIM inovadoras. Sua expertise está em patologia de construção e Monitoramento de Saúde Estrutural (SHM).
Mais recentemente, sua carreira acadêmica tem se dedicado à pesquisa sobre patrimônio cultural, digitalização, HBIM, vulnerabilidade estrutural e mitigação de riscos relacionados a perigos naturais e antropogênicos, bem como mudanças climáticas no contexto do patrimônio cultural. Suas contribuições acadêmicas incluem mais de 120 publicações, incluindo mais de 50 artigos em importantes periódicos internacionais, e ele supervisionou e co-orientou alunos de graduação, mestrado e doutorado.
Rafael Alves de Souza, Universidade de Maringá, Brazil

TÍTULO DA PALESTRA: “Aplicação do Design Thinking para a resolução de um problema complexo de engenharia estrutural”
Ele é formado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Maringá (1999), mestre em Engenharia de Estruturas pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e doutor em Engenharia de Estruturas pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2004), incluindo um doutorado sanduíche na Universidade do Porto, Portugal (2003). Ele concluiu a pesquisa de pós-doutorado na Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, EUA (2006), e na Universidade de Massachusetts Amherst, EUA (2015). Em 2011, ele realizou estágios de pós-doutorado de curta duração na École Polytechnique Fédérale de Lausanne (Suíça) e na Delft University of Technology (Holanda). É professor da Universidade Estadual de Maringá desde 2002.
Foi agraciado com a Primeira Menção Honrosa de Tese de Doutorado em Engenharia de Estruturas em 2006 pelo Instituto Brasileiro do Concreto. Em 2017, recebeu o Prêmio Fernando Luiz Lobo Barbosa Carneiro – Destaque de Pesquisa do Ano em Concreto Estrutural pelo mesmo instituto. É autor de livros e mais de 300 publicações técnicas.
É membro do Instituto Brasileiro do Concreto desde 2002 e do Instituto Americano do Concreto desde 2006, participando das comissões 445 – Cisalhamento e Torção e 447 – Análise por Elementos Finitos de Estruturas de Concreto Armado. Desde 2007, é membro da Comissão CT301 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), contribuindo para a revisão da NBR 6118 (Projeto de Estruturas de Concreto – Procedimentos). É também membro da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE).
Foi Pesquisador de Produtividade do CNPq (Nível 2 e 1-D) de 2009 a 2016. Foi Sócio-Gerente da Engrafix Construções Ltda de 2015 a 2019 e atualmente é Sócio-Gerente da Engracon Engenharia de Estruturas.
Jose Jara, University of Michoacán, Mexico

TÍTULO DA PALESTRA: “Vulnerabilidade sísmica e técnicas de retrofit para edifícios e pontes”
Professor titular da Escola de Engenharia Civil da Universidade de Michoacán, no México. Suas atividades de pesquisa abrangem avaliação de risco sísmico, reabilitação e retrofit de estruturas, avaliação de vulnerabilidade sísmica de edifícios e pontes, análises de custo-benefício e implementação de sistemas de controle passivo em estruturas. Ele foi o principal pesquisador de vários projetos de pesquisa focados em vulnerabilidade sísmica e reabilitação de edifícios e pontes. Ele também atuou como palestrante principal em conferências nacionais no México e conferências internacionais na Espanha, Portugal, Brasil, Colômbia e Índia. Além disso, ele foi pesquisador visitante no Instituto de Engenharia Sísmica e Sismologia de Engenharia na República da Macedônia, no Laboratório Europeu de Avaliação Estrutural (ELSA) em Ispra, Itália, na Texas A&M University nos EUA e nas Universidades de Aveiro e Porto Portugal. Ele é coautor de três livros sobre proteção sísmica de estruturas usando dispositivos de energia passiva e avaliação de risco sísmico. Ele é autor de mais de 150 artigos publicados em periódicos e conferências nacionais e internacionais e atuou em vários conselhos editoriais. Foi orientador de alunos de pós-graduação para mais de 70 teses de bacharelado, mestrado e doutorado. Ele também é membro da Academia Mexicana de Engenharia e participa de três grupos de tarefas da Associação Internacional de Engenharia de Pontes e Estruturas (IABSE). Ele atuou como Chefe do Departamento Estrutural, Chefe da Divisão de Pós-Graduação da Escola de Engenharia Civil da Universidade de Michoacan e Presidente da Associação de Engenharia Estrutural e Sísmica de Michoacan.
Ilaria Venanzi,University of Perugia, Italy

TÍTULO DA PALESTRA: “SHM APRIMORADO POR IA PARA ESTRUTURAS EXISTENTES: INOVAÇÕES E DESAFIOS”
A Dra. Ilaria Venanzi é atualmente Professora Associada na Universidade de Perugia, na Itália. Ela recebeu seu Ph.D. em Engenharia Civil em 2006 e, posteriormente, ocupou cargos como pesquisadora de pós-doutorado e Professora Assistente na Universidade de Perugia. Em 2004, ela foi pesquisadora visitante na Universidade de Columbia, em Nova York. A Dra. Venanzi é atualmente a Presidente do programa de Mestrado em Engenharia Civil na Universidade de Perugia. Os destaques de sua carreira incluem contribuições significativas para a dinâmica estrutural e monitoramento de saúde estrutural, com mais de 50 artigos de alto impacto em periódicos científicos. Ela é uma pesquisadora reconhecida internacionalmente com colaborações em instituições como a Northeastern University, Iowa State University, Technion University, University of Granada, Trinity College Dublin e University of Sheffield, como evidenciado por seus artigos em coautoria. Ela é membro do Conselho Consultivo de dois Ph.D. italianos. programas na Universidade de Perugia e na Universidade de Pisa. Atualmente, ela lidera um grupo de pesquisa com 5 alunos de doutorado e 3 pesquisadores de pós-doutorado. A Dra. Venanzi participou de mais de 45 conferências como apresentadora e organizadora de sessões especiais e foi responsável por vários projetos de P&D financiados por instituições públicas e privadas. Desde 2009, ela lecionou vários cursos nos níveis de bacharelado, mestrado e doutorado. Atualmente, ela representa a Universidade de Perugia no consórcio de pesquisa italiano FABRE para avaliação e monitoramento de pontes e outras infraestruturas
Emil Sánchez, UFF, Brazil

TÍTULO DA PALESTRA: “Reforço com compósito de fibras de carbono: Projeto de cisalhamento e torção.”
Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1976). Curso de Especialização em Concreto Protendido (1976). Mestrado em Engenharia Civil pela COPPE ‒ Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988). Doutorado em Engenharia Civil pela COPPE ‒ Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992). Concluí dois pós-doutores na PUC-Rio, onde fui pesquisador não afiliado (2003 e 2014). Bacharel em Matemática. International University Center. 2022. Fui pesquisador convidado na Technische Universität Braunschweig / Alemanha. Ex-Professor Adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora (1994-2003). Professor Titular do Programa da Universidade Federal Fluminense, onde ministrei disciplinas e orientei alunos (mestrado e doutorado) no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil. Após me aposentar, passei em novo concurso público e estou novamente atuando como professor nesta Universidade. Professor convidado e professor da PUC-Rio, onde ministrei cursos e orientei alunos em programas de pós-graduação (mestrado e doutorado). Professor de Engenharia Civil da UCP Universidade Católica de Petrópolis. Já ministrei mais de 50 cursos de pós-graduação. Membro das seguintes entidades: ACI – American Concrete Institute (EUA). PCI – Precast, Prestressed Concrete Institute (EUA). FIB – Federatión Internationale du Beton (Suíça). IABSE – International Association of Bridges and Structures (Suíça). IBRACON – Instituto Brasileiro do Concreto. ABCM – Associação Brasileira de Ciência e Engenharia Mecânica. ABPE – Associação Brasileira de Pontes e Estruturas. Editor da revista Engenharia Estudo e Pesquisa, periódico oficial da ABPE. Membro do conselho editorial: Prisma (São Paulo), Engenharia Estudo e Pesquisa, Revista IBRACON Structures and Materials, Revista Portuguesa de Engenharia Estrutural. Tenho experiência em Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas de Concreto, Fundações, Engenharia Geotécnica, Reforço Estrutural, Alvenaria Estrutural e Engenharia Forense. Trabalho como consultor e projetista de concreto, aço, alvenaria estrutural e estruturas de contenção, e muros de contenção ancorados. Publiquei mais de 270 artigos (artigos em conferências, revistas, jornais e teses), 14 capítulos de livros e sou organizador de quatro livros; autor dos livros: Elements of Solid Mechanics; Tensors; Tensor Calculus; Tensor Calculus for Engineers and Physicists (Springer, Alemanha).
Leonardo Pirillo Inojosa, UnB, Brazil

TÍTULO DA PALESTRA: ”Metodologia BIM aplicada à análise estrutural para preservação do patrimônio construído.”
Arquiteto e Urbanista pela Universidade de São Paulo, com Mestrado e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília, e Especialista Master em Estruturas de Edificações pela Universitat de Barcelona.
Atuou como chefe do Departamento de Edificações – DEDI da NOVACAP – Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil e como Diretor do CEPLAN – Centro de Planejamento Oscar Niemeyer – UnB.
Tem experiência acadêmica em Engenharia, Arquitetura e Urbanismo com ênfase em Tecnologia da Arquitetura, Estruturas e Representação Gráfica, tendo trabalhado principalmente nos seguintes temas: arquitetura, projeto, sistema estrutural, estrutura de concreto, desenho técnico e BIM – Building Information Modeling. Atualmente é professor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília (FT-UnB) e coordenador da praça de protótipos, empreendimento do PISAC.
João da Costa Pantoja, UnB, Brazil

TÍTULO DA PALESTRA:
Graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília (1991). Mestrado em Estruturas e Construção Civil pela Universidade de Brasília (2003). Doutor na área de Estruturas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC (2012) com estágio doutoral na University of Illinois at Urbana-Champaign, IL, Estados Unidos. Pós-doutorado na Universidade do Porto-FEUP (2018). Professor Adjunto do Departamento de Tecnologia na área de Estruturas da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília, desde agosto de 2014. No ensino tem especialização nas áreas
de modelos numéricos aplicados a estruturas, patologia das estruturas, inspeções especializadas, reabilitação estrutural visando a conservação patrimonial, modelos multicritérios para avaliação de imóveis urbanos e bens singulares além de modelos para certificação de empreendimentos. Na parte de atuação profissional foi responsável pela implementação do processo AGÊNCIA 93 nas agências bancárias das áreas do centro-oeste, nordeste e norte do Brasil pelo grupo ITAÚ com inspeções preliminares, execução de planilhas de serviços, fiscalização e gerenciamento da obra de 1992 a 1995.
Coordenador de projetos para implantação do trecho subterrâneo do METRO/DF na asa sul com oito estações enterradas e execução completa do túnel em Brasília/DF de 1996 a 2000. Possui aproximadamente 200 anotações de responsabilidade técnica ARTs relativas à consultoria técnicas, execução e gerenciamento de obras, projetos civis na área de edificações, laudos técnicos, pareceres e perícias na área de edificações de 1992 a 2022. Coordenador do Laboratório de Reabilitação do Ambiente Construído LabRAC da Universidade de Brasília. Coordenação de vários projetos de pesquisa nas áreas de Arquitetura e Engenharia nas áreas de reabilitação de edificações. Experiência científica no agrupamento de modelos qualitativos e quantitativos para avaliação dos vários sistemas representativos da edificação, tanto localmente como globalmente. Tem proposto uma série de modelos computacionais acoplados a modelos de integridade que podem ser calibrados durante o processo de inspeção. Orienta dissertações de mestrado e teses de doutorado no domínio do comportamento estrutural, reabilitação
das construções com enfoque em estruturas, inspeções especializadas, modelos de depreciação, certificações de empreendimentos via degradação e desempenho, representações gráficas dentro da metodologia BIM/HBIM e conservação de patrimônios históricos. É autor e coautor em mais de 180 publicações em livros, capítulos de livros, artigos científicos e conferências nas áreas de reabilitação de edificações e modelagem numérica das estruturas. Pesquisador associado ao Instituto da Construção da Universidade do Porto/PT e da Fundação para Ciência e Tecnologia FCT de Portugal, além de revisor de vários periódicas nacionais e internacionais.
Paulo Miranda, IFCE, Brazil

TÍTULO DA PALESTRA: ”A Influência das ações sísmicas nas Edificações Brasileiras em Concreto Armado”
Dr. Paulo Miranda é professor no curso de Engenharia Civil do IFCE – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Brasil. Doutor em Estruturas pela FEUP – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto – Portugal. Fundador e diretor técnico da PF Engenharia e Consultoria Estrutural com atuação no Brasil e na Europa. Trabalha com tecnologia em concreto e investigação estrutural realizando ensaios de materiais e elaborando projetos de reforço estrutural. Membro de associações e institutos brasileiros e internacionais: IBRACON, ABECE, INAEP, ALCONPAT INTERNACIONAL, ACI, GPBE, ABPE (grupo brasileiro do IABSE), IBRAMEM e CBCA. Membro de comitês científicos internacionais na área de Engenharia Estrutural. Membro de grupos de pesquisa: grupo de estudos de materiais alternativos no IFCE – Instituto Federal do Ceará, grupo de pesquisa LABRAC na UnB – Universidade de Brasília e grupo de pesquisa CONSTRUCT-LESE na FEUP – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Revisor de periódicos científicos na área de Engenharia Estrutural. Membro da Comissão de Estudos de Segurança em Estruturas Resistentes a Sismos da ABNT que foi responsável pela elaboração da NBR 15421:2023, norma sísmica brasileira. Autor dos livros: Avaliação da Vulnerabilidade Sísmica na Realidade Predial Brasileira e A Influência das ações sísmicas nas Edificações Brasileiras em Concreto Armado.
Leandro Mouta Trautwein, UNICAMP, Brazil

TÍTULO DA PALESTRA: ”Análise de falha localizada em uma grande parede de concreto armado utilizando diferentes técnicas de monitoramento e análise numérica.”
Daniel Véras, UFBA, Brazil

TÍTULO DA PALESTRA: ”Potencial impacto da redução do teor de clinquer do cimento Portland na durabilidade das estruturas de concreto armado”
Prof. Dr. Daniel Véras Ribeiro, Engenheiro Civil (UFBA) com mestrado, doutorado e pós-doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais (UFSCar / Univ. de Aveiro). Atualmente atua como Professor Associado IV da Escola Politécnica da UFBA, sendo coordenador do Laboratório de Ensaios em Durabilidade dos Materiais (LEDMa), coordenou do CT 702 IBRACON/ ALCONPAT (Procedimentos para Ensaios de Avaliação da Durabilidade de Estruturas de Concreto), que desenvolveu 10 Práticas Recomendadas neste tema. Autor de 14 livros na área e de mais de 110 artigos em revistas científicas e mais de 200 artigos em eventos nacionais e internacionais, sendo reconhecido pela Elsevier entre os 2% mais influentes pesquisadores do mundo em 2022, 2023 e 2024, entre os pesquisadores na área de engenharia.
Márcio Augusto Roma Buzar , UnB, Brazil

TÍTULO DA PALESTRA: ”Mudanças Climáticas e o Ambiente Construído”
Concluiu, recentemente, o Estágio de Pós-Doutorado na FEUP Universidade do Porto – Portugal sob a orientação do Professor Catedrático Humberto Varum. Produzindo diversos artigos científicos e capítulos de livros.
O proponente, desse estudo, possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual do Maranhão (1994), Mestrado (1996) e doutorado (2004) em Estruturas e Construção Civil pela Universidade de Brasília. É professor Associado IV da Universidade de Brasília onde também atuou como Coordenador do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Arquitetura de 2013 a 2015, PPG-FAU-UnB. Tem experiência na área de Engenharia Civil com diversos projetos realizados com foco em Segurança Estrutural. Participou do Projeto do REUNI, projetando e coordenando mais de 250 mil m2 nos CAMPI da UnB.
Atua no programa de Pós-Graduação da FAU-UnB desde 2005 nas áreas de Tecnologia, Ambiente e Sustentabilidade e Sistemas Estruturais. É coordenador junto ao PPG – FAU da Linha de Pesquisa Estrutura e Arquitetura, onde leciona a Disciplina Patologia das Construções na Pós-graduação. Tem feito parceria e pesquisa com as equipes técnicas da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros do DF, dando ênfase ao estudo de monitoramento de áreas de risco.
Desenvolve pesquisas na área de Segurança Estrutural onde orientou duas teses de doutorado sobre a Reabilitação de obras de Arte Especial OAEs. Também estuda o comportamento de novos materiais como concreto translúcido, concreto leve, concreto colorido. Desenvolve trabalhos sobre o uso de resíduo da construção RCD e EPS.
Na área de estrutura, investiga a integração dos projetos de estrutura e arquitetura visando uma concepção estrutural compartilhada. Pesquisa também o sistema estrutural na obra de Oscar Niemeyer com vários trabalhos publicados nesse tema. Recentemente, tem se dedicado ao estudo sustentabilidade na construção e computação gráfica aplicada às estruturas. Na engenharia tem formação em mecânica das estruturas, atuando principalmente nos seguintes temas: análise estrutural de edifícios, análise plástica limite e elementos finitos.
Coordena o LabRAC – Laboratório de Reabilitação do Ambiente Construído. Em 2018, foi Diretor do Departamento de Estradas e Rodagens do Distrito Federal / DER-DF, onde Coordenou a Reabilitação do Viaduto do Eixo Rodoviário Sul – Eixão. Coordenou o projeto e obra da Saída Norte de Brasília, considerada a maior obra recente do Distrito Federal com mais de 27 viadutos e pontes.
Propôs uma metodologia para Análise das OAEs, para auxiliar o Gestor Público na tomada de decisões de Recuperação de Obras do Patrimônio Moderno. De 2015 a 2017, foi Diretor de Edificações da NOVACAP realizando e coordenando centenas de obras de interesse público para a população de Brasília. Recentemente foi laureado com a Medalha da Defesa Civil do Distrito Federal. Em 2018, recebeu o Título de Comendador do Corpo de Bombeiros do DF e recebeu a Medalha Mérito Segurança Pública, da Secretaria de Estado de Segurança Pública do DF
Matthew Fadden, WJE, USA

TÍTULO DA PALESTRA: “O Colapso das Champlain Towers South e o Estado das Investigações Estruturais nos EUA.”
Matthew Fadden, PhD, PE, é Associado Principal na Wiss, Janney, Elstner Associates (WJE), onde se especializa em investigações de falhas, análise estrutural e projetos de reparo. Ele é bacharel em Engenharia Civil pela University of Illinois e possui mestrado (MSE) e doutorado (PhD) pela University of Michigan, também em Engenharia Civil. Sua experiência inclui investigações de grande repercussão — como o colapso das Torres Champlain South — além de modelagem avançada por elementos finitos e testes estruturais em escala real de estruturas de concreto armado e aço. O Dr. Fadden é membro ativo do Comitê de Especificações da AISC, atuando no Comitê de Tarefa 4: Projeto de Elementos.